Pagamento seguro = Maior confiança
Esta sempre foi uma das questões que mais me preocupou quando decidi começar a comprar mais online do que em lojas físicas. Tendo em conta que ainda nem trabalhava, tinha pavor de vir a perder o dinheiro e nem chegar a ver o produto.
Atualmente, esse receio dissipou-se porque passei a usar (além da tradicional referência multibanco) o Paypal e, mais recentemente, o Mbway.
A aventura das compras online pode correr muito mal e, por isso, todo o cuidado é pouco.
Escolho principalmente estes meios porque me recuso a ter cartões de crédito e, na hora de colocar no número do cartão para reservar/comprar alguma coisa, opto por gerar um cartão MBNet. Estes cartões são gerados na app Mbway, podemos escolher entre usar o cartão para uma compra única ou para múltiplas compras. "Carrega-se" o cartão com o valor que se quer usar e já está. O cartão virtual será como um cartão de crédito, mas o seu saldo é determinado pelo utilizador. A validade destes cartões é muito reduzida e podemos cancelá-los em qualquer altura.
Ah, e se quisermos devolver os artigos e o cartão já estiver caducado? Caríssimos, os cartões MBNet mantém-se sempre válidos apenas e só para esse fim. Assim, minimizamos o risco de perdas.
O Paypal pode também ser usado da mesma forma porém, a plataforma não funciona com cartões virtuais. Neste caso, eu optei por não associar os meus dados bancários, embora tenha criado conta e a utilize frequentemente. Assim sendo a minha conta Paypal funciona com uma referência multibanco que eu carrego conforme os valores que pretendo gastar. Assim que carregamos determinado valor ele fica logo disponível e, se em algum momento algo de errado acontecer e queiramos solicitar o reembolso, o Paypal dispõe de mecanismos de proteção do comprador que podem ajudar a reaver o montante gasto.
Duma forma geral, o que recomendo é que analisem bem os prós e contras de cada meio de pagamento e, quando fizerem a vossa escolha, tenham presentes os termos e condições do serviço. Pechinchem muito, mas salvaguardando o vosso pé-de-meia.